Pareto 80/20

Vilfredo Pareto era um astuto e controverso economista e sociólogo que viveu entre 1848 e 1923. Engenheiro por formação, começou sua carreira plural gerenciando minas de carvão e, posteriormente, sucedeu a Leon Walras como professor titular de economia política na Universidade de Lausanne, na Suíça. Seu trabalho mais influente, Curso de economia política, abordava uma então pouco explorada “lei” da distribuição de renda que depois passaria a ter o seu nome: “Lei de Pareto” ou “Distribuição de Pareto”, que ficou famosa na década passada como o “Princípio 80/20”. A fórmula matemática que ele usou para demonstrar uma distribuição altamente desigual mas previsível da riqueza na sociedade – 80% da riqueza e da renda era produzida e possuída por 20% da população – também pode ser aplicada fora da economia.

A lei de Pareto pode ser resumida assim: 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços. Formas alternativas de se enunciar isto, dependendo do contexto, são: 80% das consequências decorrem de 20% das causas; 80% dos resultados vêm de 20% do tempo gasto em esforço; 80% dos lucros de uma empresa vêm de 20 % dos produtos e dos clientes; 80% de todos os ganhos da bolsa de valores são percebidos por 20% dos investidores e por 20% de um portfólio pessoal.

Quais 20% de causas responsáveis por 80% dos meus resultados positivos e de minha felicidade?

O segredo está em descobrir e focar em nos pontos fortes e multiplicá-los. Estar assoberbado é normalmente tão improdutivo quanto ficar sem fazer nada, e muito menos agradável. Ser seletivo, fazer menos coisas, é o caminho da produtividade. Concentre-se no pouco que é importante e ignore o resto.

Passamos uma vida focando no improdutivo, nos defeitos, tentando concertar o que estar errado…Se você está nessa situação sabe dos resultados que está tendo e que não são nada bons. Decida mudar hoje, descobrir o que te alegra e que te faz feliz…descobrir em quais momentos são gerados esse resultados…depois multiplicar esses momentos para ter mais combustível e conseguir transpor todos os obstáculos que outrora lhe travava e lhe frustava.

,

Publicado por JANE EIRE

45 anos, casada, 2 Filhos

Um comentário em “Pareto 80/20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: